segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Confira o que fazer com a greve dos bancos

Do G1 Rio

De acordo com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), com o atendimento restrito ou interrompido nas agências bancárias por conta da greve, o consumidor dispõe de vários canais para a realização de operações financeiras como transferências e pagamentos. Confira as opções:

Caixas eletrônicos
Pelos terminais de autoatendimento, disponíveis em diversos locais e estabelecimentos, é possível pagar contas não vencidas, agendar pagamentos e DOC, pagar faturas de cartão de crédito, fazer saques, retirar folhas de cheque, fazer depósitos em dinheiro ou cheque, consultar saldo e extrato, realizar transferências entre contas e sacar benefícios sociais (INSS, PIS/Abono Salarial, FGTS etc.) Também é possível realizar bloqueio de cartão, empréstimo pessoal (CDC), resgate de investimento e solicitação de débito automático.

Correspondentes bancários
Os correspondentes são estabelecimentos em que é possível realizar algumas operações bancárias, que podem ser supermercados, casas lotéricas e postos dos Correios. Segundo a Fenaban, nesses locais é possível fazer o pagamento de contas de água, luz e telefone, tributos municipais e estaduais, boletos e carnês, além de INSS / GPS, FGTS-GRF / GRRF / GRDE (com código de barras) e Contribuição sindical (em dinheiro).

Também é possível sacar dinheiro e benefícios (Bolsa família, INSS; FGTS, seguro desemprego, PIS – limitado à R$ 1 mil ou três transações diárias). Há também a opção de depositar em conta corrente ou conta poupança, também com limite de R$ 1 mil ou três transações diárias.

Internet banking
Nas páginas dos bancos na internet é possível realizar consultas e fazer pagamentos de Débito Direto Autorizado (DDA), agendamento de pagamento de contas (água, luz, telefone e gás), boleto de cobrança, DARF, Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), GFIP – FGTS, GPS – INSS, IPVA, DPVAT, IPTU/ISS, GRCS, ISS, licenciamento de veículos e recarga de celular.

Também é possível fazer transferências entre outros bancos, TED e DOC, além de outros serviços como solicitação e desbloqueio de talão de cheques, solicitação, consulta e cancelamento de débito automático, empréstimos e outros. Segundo a Fenaban, cada banco tem um procedimento distinto para o cadastramento de senhas e utilização dos serviços online.

Aplicativos para celular
Alguns bancos disponibilizam aplicativos que podem ser baixados em celulares Smartphones ou em Tablets. Por meio desses aplicativos podem ser realizadas operações como transferências, consultas a saldo e extratos, pagamentos de contas, entre outros. Segundo a Fenaban, as funções dependem do aplicativo fornecido por cada banco.

Atendimento telefônico
Segundo a Fenaban, todos os bancos oferecem um serviço telefônico para que o cliente tire dúvidas sobre serviços e realize transações financeiras. Por meio das Centrais de Atendimento podem ser realizadas diversas operações bancárias como consultas a saldo e a extrato, transferências, pagamentos de contas e tributos, aplicação e resgate de investimentos, pedidos de talões de cheque, entre outros serviços.

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